Aqui iremos começar a analisar o filme em si. Na primeira parte, conhecemos a história de Perseu. Se não leu, vai lá, que eu espero.
Como já falei antes, Fúria de Titãs 2010 está cheio de erros de Mitologia Grega. Pode crer que esses erros não são por falta de conhecimento, antes, são propositais.
Entre os atores do filme estão: Sam Worthington (Perseu), Liam Neeson (Zeus), Ralph Fiennes (Hades), Gemma Artenton (Io), Mads Mikkelsen (Draco), Alexa Davalos (Andrômeda) e Jason Flemyng (Acrísio).
== Os Erros Mitológicos de Fúria de Titãs 2010 ==
Atenção, esse artigo contém spoliers.
O filme começa relembrando aquilo que nós chamamos de Titanomaquia, a Guerra dos Titãs, quando Zeus toma o poder de seu pai, Cronos, e junto com os outros deuses derrotam os Titãs.
E aí já começam os erros.
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Ralph Fiennes e Lian Neeson em cena, como os deuses Hades e Zeus. |
A começar por dizer que Hades foi convencido por Zeus a tirar um pedaço de sua própria carne para formar um monstro para derrotar os Titãs, seus tios.
A Guerra seguiu equilibrada: por um tempo, Zeus e os seus aliados venciam, por outro Cronos e os Titãs venciam. As armas mais poderosas dos deuses eram as forjadas pelos ciclopes para os três filhos de Cronos: o raio de Zeus, o tridente de Poseidon e o Elmo de Hades. Em nenhum momento se fala que os deuses criaram um monstro para combater os Titãs.
E o pior, o monstro é o Kraken.
O Kraken não é um monstro da Mitologia Grega. Ele faz parte da Mitologia Nórdica. Não tem nenhuma relação com a Grécia. Ele até já fez parte dos Piratas do Caribe, mas nunca encontrou nenhum deus ou herói heleno.
E mesmo que ele fosse grego, porque é que um monstro, criado pelos deuses, seria mais poderoso que os Titãs? Porque os próprios deuses o temeriam?
Afirmam que Zeus criou os homens.
Mas, as lendas contam que Prometeu, um Titã, primo de Zeus, criou o homem do barro. As lendas dão a Zeus e aos deuses a honra de ter criado a primeira mulher.
Uma enorme invenção está em dizer que as preces dos homens alimentam a imortalidade dos deuses. Em que lugar pode se encontrar uma ideia dessas?
Os deuses surgiram antes dos homens. Então, como é que os homens poderiam “alimentar”a vida dos deuses?
[Mas, gostei do recurso de colocar no Olimpo, estatuetas que representam cada ser humano vivo.]
O filme todo se baseia na premissa de que os homens querem guerrear contra os deuses. Mas, isso aconteceria?
De forma alguma.
Os antigos helenos eram bastante religiosos. Para eles, tudo o que acontecia no mundo era por obra/influência de um deus. Uma simples folha cair no chão era obra dos deuses. Tudo era dirigido pelo poder das divindades.
Sim, é verdade que eles costumavam ser injustos, vingativos e cruéis. As divindades gregas eram homens com super-poderes. Tinham as mesmas qualidades e os mesmos defeitos da humanidade.
E com certeza algumas pessoas se revoltaram contra essas divindades tão humanas. Mas, começar uma guerra contra os deuses?
Eles temiam o poder dos deuses. Quem não tremia em pensar no raio de Zeus? Ou nas deusas Eumênides (as Fúrias)? Quem não conhecia as lendas que narravam os castigos que os deuses deram a vários homens?
Mesmo sabendo da injustiça divina, quem tentaria ir contra os deuses? Belerofonte não caiu do cavalo ao tentar ir ao Olimpo? Então, como é que os homens poderiam pensar em sitiar a sagrada morada dos deuses?
Zeus não seria nem um pouco amoroso e piedoso com rebeldes assim como retratado no filme.
Portanto, todas as narrativas de humanos rebelados contra os deuses mostrado no filme, é um grande assassinato da Mitologia Grega.
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Danâe |
Danâe, mãe de Perseu, é retratada no filme como mulher de Acrísio, e não como sua filha. Acrísio, rei de Argos, apesar de ser mesmo um louco, em nenhum momento seria louco a ponto de comandar um exército contra o Olimpo.
Zeus metamorfoseia-se em águia para ir até o palácio e depois em Acrísio para possuir Danâe, quando a Mitologia fala que Zeus transformou-se em chuva de ouro para se relacionar com a bela mulher.
Quando Acrísio ia lançar a arca, contendo a mulher e o bebê ao mar, um raio o atingi e o muta. Sem nenhuma relação mitológica, pois Acrísio só sofre sua punição anos mais tarde quando a profecia se cumpre, e o neto o mata. Se ele tivesse sido mesmo fulminado, com certeza teria morrido.
Danâe morre na arca, ainda no mar. Na lenda, ela sobrevive, e se casa com Polidectes (na versão em que ele é bom), ou com o pescador (na que Polidectes vira estátua).
O pescador que acolhe Perseu é chamado de Syros, e tem esposa e filha. Na lenda, ele, quando nomeado, é Díctis, irmão de Polidectes. E ele é que se torna o rei e marido de Danâe quando Perseu vence o antigo rei.
Tenho que concordar que o Olimpo é lindo na versão do filme.
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Um dos pôsteres feitos por Kurumada. |
Nisso eu vi um exagero... pois se vermos as representações dos deuses feitos pelos antigos artistas, até mesmo Ares, deus da guerra, é difícil ser apresentado em vestes de guerra.
Isso é prova da influência de Os Cavaleiros do Zodíaco, conforme o diretor mesmo confirmou. Lembra das poderosas armaduras que os Cavaleiros possuem? O criador do desenho, Masami Kurumada, foi convidado para criar quatro pôsteres do filme no Japão.Um dos principais atributos de Zeus é a águia. No filme, ele se metamorfoseia em águia diversas vezes, e tem no seu trono uma águia.
Nenhum problema. A Mitologia narra isso. Porém, a águia em que o deus se muda e a sua companheira é uma águia-de-cabeça-branca, símbolo dos EUA (vide figura acima). Porque é que o rei dos céus tem e vira uma águia americana? Ele é heleno, lembram-se? Essa águia é nativa da América do Norte, portanto é impossível que um grego a tenha visto.
No filme, Acrísio é sucedido no trono de Argos por Cefeu e Cassiopeia, que tem uma linda filha, Andrômeda.
Como é que de reis da Etiópia, na África, eles passam a reinar na Hélade?
E, mais uma vez, porque o casal real proibiria o culto dos deuses e permaneceria tanto tempo impune? Quando Níobe quis impedir o culto de Leto, imediatamente a deusa mandou a profetisa Manto ordenar que lhe cultuassem corretamente, e que seus filhos, Apolo e Ártemis, a vingassem.
Quando Psique passou a ser adorada no lugar de Afrodite, deusa do amor e da beleza, a vingativa deusa mandou que seu filho Eros (Cupido) castigasse a princesa.
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A Família Real: Cassiopeia, Cefeu e Andrômeda. |
Como já dito antes, nunca os deuses permitiriam que um sacrilégio desses alcançasse tão grande proporção como a retratada no filme.
Na lenda, o único “crime” de Cassiopeia é se considerar mais bonita do que as nereidas. As nereidas eram as ninfas do mar, filhas dos deuses Nereu e Dóris, e quem sabe Cassiopeia não era mesmo? Podia até ser, mas as divindades sentiram-se ofendidas e quiseram vingança, como faria qualquer outro deus.
No filme, a rainha além de proibir o culto aos deuses, compara Andrômeda com Afrodite e proclama a si e sua família como deuses. É nesse momento que chega Hades.
Eu não entendo porque é que Hades tem sempre que ser o vilão. Lembram-se daquele desenho da Disney, Hércules, onde ele é o maior inimigo do semideus? Pois é, porque Hades é o vilão? Até na série Percy Jackson, Hades é visto como um mau-caráter.
Na Grécia Antiga, Hades era reverenciado como os demais deuses, apesar de não ser considerado um Deus Olímpico. Hades vivia no seu reino, e de lá pouco saía. Aliás, no momento, só estou me lembrando de quando raptou Perséfone.
Não existe nenhuma lenda de Hades se rebelando contra o domínio de seu irmão caçula, Zeus. Não deve ser fácil viver debaixo da terra e quase não sair de lá, mas ainda assim Hades nunca se rebelou, ao contrário de Poseidon e Hera, que já tramaram para destronar Zeus.
Foi apenas nas histórias mais atuais que Hades assumiu esse caráter vingativo e rebelde. E o Hades de Fúria de Titãs ainda foi enganado para assumir o governo das profundezas e dos mortos, fato sem nenhuma base mitológica.
Os irmãos, após o fim da Guerra dos Titãs, partilharam o mundo: pela sorte, a Zeus coube o céu, a Poseidon o mar, e a Hades o Inferno (que recebeu seu nome). Já a terra ficou como território comum.
Continuando... Hades mata Cassiopeia, diz que soltará o Kraken, indica Andrômeda para ser sacrificada para evitar a destruição de Argos, e reconhece Perseu como filho de Zeus.![]() |
Perseu |
Hermes, mensageiro dos deuses, devidamente vestido em sua armadura, sem o chapéu com asas, as asas talares (ou seja, nos calcanhares) e o caduceu característicos, diz a Zeus que há um semideus em Argos, filho de Zeus.
Acho engraçado que Zeus não saiba que seu próprio filho está em Argos. Mas não vamos nos reter aqui... continuando, quando Hermes conta sobre Perseu, ele pergunta se Perseu não poderia tomar lugar entre os deuses. Zeus nega, mas faz a mesma pergunta ao filho mais duas vezes durante o filme.
Mas, porque Hermes perguntaria isso?
No filme vemos a ideia de que os semideuses são sobrenaturais, compartilham do poder dos deuses. Tanto é, que Perseu é o “escolhido” para enfrentar os deuses.
Na Mitologia Grega pouquíssimos semideuses alcançaram a divindade. Existiram centenas de semideuses. Zeus teve centenas de mortais como amantes, e cada uma delas gerou filhos do rei dos deuses. Praticamente todos os deuses tinham filhos com mortais. Mas poucos deles conseguiram ser merecedores de ser deuses.
Dionísio (que chegou a ser um dos Doze Olímpicos) e Herácles, filhos de Zeus, Asclépio, filho de Apolo, são alguns exemplos de filhos de deuses que receberam culto e honra divinas. Alguns semideuses chegaram a ser adorados em um ou outro lugar, mas não chegaram a ter um culto difundido.
Comer da ambrosia e beber do néctar (as comidas dos deuses) não era pra qualquer semideus não.
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Io |
Aparece Io.
Quem é Io? O filme só diz que ela recusou ser amante de um deus e foi amaldiçoada a nunca envelhecer.
Na Mitologia, não existe nenhuma criatura com essa histórico.
A única Io da Mitologia Grega era uma ninfa, filha do deus-rio Ínaco. Ela era amante de Zeus,que para a esconder da ira de sua esposa, Hera, a transforma em vaca.
Hera fica com o animal e coloca Argos, um gigante de cem olhos, para vigiá-la. Hermes mata o pastor, e solta Io, que vaga pelo mundo, sofrendo a perseguição e os castigos que Hera impunha, até chegar ao Egito, onde Zeus, compadecido pelo seu sofrimento, a muda novamente em mulher. Io dá a luz, à beira do Nilo, a Épafo.
Não vejo nenhuma relação entre as duas. É apenas mais uma das invencionices do filme.
>>CONTINUA...
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